obituário

Morreu religioso Reneu Pegoraro Stefanello

Fotos: Arquivo Pessoal

Nascido em Nova Palma, Reneu Pegoraro Stefanello, 70 anos, escolheu dedicar a vida ao sacerdócio. Filho de Albino Stefanello e Angelina Pegoraro Stefanello, padre Reneu teve 11 irmãos. Além dele, José Carlos (já falecido) também se tornou padre palotino. Toda família era religiosa e prezava pela espiritualidade. Os pais de Stefanello construíram, junto à casa onde moravam, um pequeno santuário em honra à Mãe Rainha, o qual foi mantido como local de orações e amor.

O religioso tinha um grande amor pelos parentes que o ensinaram os caminhos religiosos e o levaram a amar também outra família. Com um grande desejo de servir a humanidade, padre Reneu decidiu, em 1956, ingressar no Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Ivorá.

- Apesar de ter ido para Ivorá, no coração dele, ardia o desejo de ser palotino. Para ele, era forte a memória dos padres palotinos que atendiam Nova Palma. O jovem Reneu ficava admirado com a forma como os padres eram amados e respeitados pelo povo. De forma especial, marcou-lhe a vida o padre João Zanela, pela sua intensa caridade e trabalho incansável - recorda o padre Wellington Carvalho de Macedo.

Pouco depois de ir para Ivorá, padre Reneu decidiu por atender à vocação e, apoiado pelos pais, ingressou no Seminário Rainha dos Apóstolos, em Vale Vêneto, distrito de São João do Polêsine, em dia 12 de fevereiro de 1958.

- Da família de sangue, ele recordava o carinho, a convivência, a espontaneidade da vida campesina. Sobre o seminário, ele falava da fraternidade, da alegria, dos padres que lhe cuidaram e da espiritualidade mariana. Tinha muita alegria na fala - diz o padre Vanderlei Luiz Cargnin.

O religioso foi ordenado presbítero em 20 de dezembro de 1975, pela imposição das mãos do então bispo diocesano de Santa Maria dom Ivo Lorscheiter. Padre Reneu se formou em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foi integrante de vários movimentos estudantis e se dedicou muito às atividades de formação dos leigos e aos movimentos e jornadas juvenis. Além disso, o religioso obteve pós-graduação em Administração.

Durante o exercício do seu ministério sacerdotal, padre Reneu se dedicou à vida de oração, devoção mariana, caridade com os pobres, ardor missionário e serviço incansável.

- Aquilo que outrora ele admirou tanto em seus pais e nos padres que conheceu, ele mesmo desenvolvia com alegria e gratidão. O sorriso estava sempre no rosto dele - conta padre Macedo.

Padre Reneu ficou internado durante três dias nos Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo, onde faleceu em 8 de junho, em decorrência de uma leucemia mieloide aguda. Ele foi sepultado no dia seguinte, no Cemitério Palotino, em Vale Vêneto, distrito de São João do Polêsine.

OUTROS FALECIMENTOS EM SANTA MARIA E NA REGIÃO

Funerária Cauzzo

16/07
Augusto Dalla Costa, aos 82 anos, foi sepultado no Cemitério de Campinas, em São Martinho da Serra

18/07
Vanda de Moraes Saldanha, aos 85 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
Maria Lenir Dias Oleques, aos 78 anos, foi sepultada no Cemitério de Jacuí, em Restinga Sêca
Marilene Rosa Paz, aos 55 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
Emiliano Alves Muller, aos 87 anos, foi sepultado no Cemitério Santa Rita, em Santa Maria

19/07
Laurelina de Oliveira Stanque, aos 90 anos, foi sepultada no Cemitério São José, em Santa Maria

21/07
Vera Regina Barreto Gori, aos 75 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria

22/07
Ivaristo Gonçalves da Silva, aos 89 anos, foi sepultado no Cemitério de Dorasnal, em Santa Maria

As informações sobre falecimentos podem ser enviadas para natalia.zuliani@diariosm.com.br ou pelo telefone (55) 3213-7122

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Morreu religioso Pedro Luiz Trevisan, o Padre Luizinho Anterior

Morreu religioso Pedro Luiz Trevisan, o Padre Luizinho

Morreu gaiteiro Adão Soares Machado Próximo

Morreu gaiteiro Adão Soares Machado